Categorias
Sexta Feira

Ouvido de Mercador

RESUMO
Aqui é a nossa quarta e última história desta sequência:

Você conhece a expressão “FAZER OUVIDO DE MERCADOR”?
Sabe a origem desta expressão?
Será que ela tem origem do MERCADOR ou de uma outra função?
O fato é que, esta expressão “FAZER OUVIDO DE MERCADOR” é do Século XVI.
Leia a história de hoje e veja a curiosidade desta expressão:
HISTÓRIA
A expressão “FAZER OUVIDO DE MERCADOR” significa simplesmente, não dar importância ao que escutou, fingir-se de surdo diante da situação, não considerando o que lhe foi falado.
Para alguns, a expressão surgiu devido o procedimento de alguns MERCADORES, que enquanto gritavam alto anunciando seus produtos, eles ficavam indiferentes diante de alguns pedidos de descontos, “pechincha”, ou reclamações dos clientes.
Para outros, a palavra original é MARCADOR, e refere-se aos MARCADORES de escravos no Século XVI. Eles marcavam os escravos com o ferro em brasas contendo as iniciais do nome de quem os compravam, identificando-os para evitar trocas ou serem encontrados se fugissem. Enquanto o MARCADOR fazia o seu trabalho, ele escutava os gritos de dor, clamores, choros e súplicas e que, indiferente aos gritos de dor, continuava o seu trabalho fingindo não ouvir.
DO SÉCULO XVI  ATÉ O SÉCULO XIX 
Os primeiros escravos que chegaram no Brasil foram no ano de 1525.
O último navio trazendo escravos foi em 1866 e depois de 28 anos veio a Lei Áurea.
A origem do termo “FAZER OUVIDO DE MERCADOR”, foi alterando ao longo do tempo, com a evolução da linguagem e dos costumes. Mas há certa concordância de que a palavra MARCADOR mudou-se para MERCADOR.
MORAL DA HISTÓRIA
A arte de FAZER OUVIDO DE MERCADOR é uma estratégica utilizada somente por pessoas inteligentes.
REFLEXÃO DA HISTÓRIA
Você utiliza a expressão FAZER OUVIDO DE MERCADOR?
É fundamental que, esta expressão não diz respeito à falta de retidão, firmeza de propósitos ou flexibilidade moral, mas sim a capacidade de contornar argumentos contrários que não são interessantes ou não associam com a sua lógica de raciocínio.
Como diz o pensador Guerdjet:

FAZER OUVIDO DE MERCADOR é uma estratégia utilizada pelas pessoas inteligentes e com firmeza, e que tenham o pensamento voltado para as questões de ganha-ganha.

Fazer de desentendido jamais é uma fraqueza e sim, um exercício difícil que pode ser até mesmo uma grande virtude.
Pense nisto, sucesso!!!
FONTE DA HISTÓRIA
Verbo da Vida.

11 respostas em “Ouvido de Mercador”

Avaliar sempre se vale a pena fazer de desentendido ou dar ouvidos aos absurdos que as vezes escutamos

Não imaginaria que na realidade não é Ouvido de Mercador e sim Ouvido de Marcador.
Parabéns. Bela história.

Todos devemos sempre avaliar se vale a pena fazer dar um de desentendido.
O certo é avaliar, se vamos ganhar mais que perder, assim fazemos Ouvido de Mercador.
Agora se vamos perder mais do que vamos ganhar, desta forma, não podemos fazer o Ouvido de Mercador.
Parabéns pela excelente história. Um grande abraço.

Para quem tem sentimento, empatia e senso de justiça, fazer ouvidos de mercador exige muito controle emocional justamente para avaliar estrategicamente o quê fazer.
Bela reflexão, obrigado.

Deixe um comentário para Francisco Dias Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *