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Sexta Feira

Decadência da NOKIA

RESUMO
Hoje é a nossa terceira história desta sequência:

Se você teve um celular no período de 1998 a 2009, a probabilidade é 99,99% de ter sido um aparelho NOKIA. Esta probabilidade não é de 100,00% em função do Grau de Incerteza da Matemática, mas se neste período, você teve um celular, eu garanto 100,0% que, pelo menos um foi NOKIA.
HISTÓRIA
A NOKIA foi líder de mercado mundial em vendas de aparelhos celulares no período de 1998 a 2009, entretanto, perdendo completamente o mercado após 2009, em função de cinco grandes erros que levaram a NOKIA para a decadência no mercado.
1- OS APPS MATARAM O SYMBIAN
O Sistema operacional da NOKIA era o Symbian. A NOKIA, simplesmente, não acreditava no Sistema Android.
2- QUEM TEM MEDO DO IPHONE?
A NOKIA parece não ter dado a devida importância ao iPhone quando a APPLE o lançou, em 2007. Na época, a NOKIA era líder mundial em smartphones, enquanto a participação da APPLE no mercado era 0,0%. O primeiro iPhone não tinha conexão 3G e sua câmera era de apenas 2 megapixels. O celular NOKIA N95, lançado no mesmo ano de 2007, tinha 3G e câmera de 5 megapixels.
3- REAÇÃO LENTA DEMAIS
Mesmo quando o sucesso do iPhone se tornou claro e dois anos depois, em 2009, veio o sucesso da SAMSUNG, simplesmente, a reação da NOKIA foi muito lenta.
A SAMSUNG lançou seu primeiro smartphone com Android, o i7500, em abril de 2009. Com o tempo, a própria SAMSUNG acabaria tirando, da Nokia, a liderança do mercado mundial.
4- TODOS OS OVOS NUMA CESTA DUVIDOSA
Quando a NOKIA anunciou sua aliança com a MICROSOFT, no início de 2011, o Android já demonstrava grande potencial de crescimento nos seus concorrentes.
Mesmo a NOKIA investindo US$ 40,0 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento na última década, ela teve dificuldades em transformar algumas dessas tecnologias em produtos bem-sucedidos.
5- UM PROBLEMA DE IMAGEM
Apesar de a NOKIA ter criado inovações importantes, muita gente ainda associa a marca àqueles aparelhos simples.
A SAMSUNG, ao contrário, soube construir uma imagem de empresa inovadora. Ela patrocinou as Olimpíadas de Londres e outros eventos. E, acima de tudo, criou uma linha de aparelhos avançados, os Galaxy S, que servem de vitrine para suas tecnologias.
Os celulares NOKIA criou-se um paradigma igual Televisores CCE, ninguém compra.
A maioria da população mundial só quer comprar Celular SAMSUNG.
MORAL DA HISTÓRIA
Quando se cria um paradigma em cima de uma grande marca, dificilmente o consumidor volta a comprar algum produto novamente.
REFLEXÃO DA HISTÓRIA
Um paradigma depois de estabelecido em nossa mente, dificilmente é quebrado.
Por exemplo, confesso que, depois do meu último celular NOKIA 3220, eu passei a utilizar somente os aparelhos SAMSUNG, ou seja, 2009 a 2022.
Os paradigmas criados, psicologicamente em uma geração, fazem com que todos possam mudar a marca de seus produtos comprados. Cuidado com os paradigmas…

Pense nisto!!! Sucesso!
FONTE DA HISTÓRIA
Várias Pesquisas na Internet

16 respostas em “Decadência da NOKIA”

Interessante!
Para a indústria é uma questão de estar atento às novas tecnologias e inovações. Buscar sempre estar atualizados.
PARA nós, humanos, é uma questão de interesse próprio: “querer crescer”, “mudança de comportamento” para sair da estagnação e “disciplina” na busca pelos objetivos alcansáveis.
Deixemo-nos nos levar pela vida apenas na “reta final”.

Grande verdade seu comentário…
O fato é que, se criar paradigma dificilmente será quebrado… O celular NOKIA detinha 95% do mercado mundial… Hoje, nem com o investimento de U$ 40,0 bilhões não foi possível quebrar o seu paradigma criado.

As empresas têm que ficar atentas mesmos as tecnologias acompanhado a passos largos e a nós sempre atentos a tecnologias pra não ficarmos pra trás

FANTÁSTICO!
O mais engraçado de tudo é que sempre tive NOKIA até o ano de 2007 e depois foi só SAMSUNG.
Um grande abraço!

Eu sempre disse que os paradigmas são muitos perigosos.
No mundo do empreendedorismo não pode haver amadorismo.
Bom final de semana!

Nobre Amigo
Excelente constatação.custei a assimilar hifhone. O meu era Samsung e a cada um que trocava por um mais evoluído, deixavam pra mim a versão anterior.
Hoje, convivo bem com Apple.
Forte abraço
Demorei hoje, pois os netinhos estão aqui em casa .
Abraços

O consumidor busca facilidade e menor esforço, ele pode demorar para aceitar que encontrou, mas qdo percebe que sim, ainda que receoso, faz o teste e, se aprovar, só vai mudar novamente qdo a percepção tocar o alarme novamente, e o ciclo se repete. Obrigado pelo excelente texto.

Bartolomeu,
Para mim, esta sua definição é uma quebra de paradigma.
Muito perfeita a sua percepção para a troca de um produto.
A NOKIA já foi uma líder de mercado… Deixou o seu concorrente te superar…
Mas o mercado é assim memso…
Um grande abraço.

Thiago,
Mas é assim mesmo… Lembra da história da semana passada? A KODAK era um gigante mundial e não acreditou no seu concorrente e faliu… A NOKIA ainda está viva porque ainda tem capital para bancar a sua existência…
Um grande abraço.

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