Você sabia que, por mais de um século, a Kodak praticamente dominou o mercado da fotografia, era uma empresa gigante e com presença mundial. A empresa faliu em um momento em que seu mercado só crescia.
Atualmente tiramos mais fotos em dez minutos do que em todo o século passado inteiro – 1901 a 2000, e a Kodak não acreditava nisto.
HISTÓRIA
A Kodak revolucionou uma indústria inteira entre dois séculos, ou seja, 1888 a 2012, entretanto, teve um final que não foi muito feliz…
1888 – A empresa KODAK foi fundada.
1900 – Lançamento da 1ª Câmera Fotográfica Doméstica, pois os demais modelos eram muito caro. No ano seguinte, 1901 ao custo de US$ 1,00 foram vendidas no USA mais de 100 mil câmeras domésticas do modelo Brownie.
1907 – KODAK tinha 5.000 empregados espalhados pelo mundo todo. O Slogan da empresa era: A Câmera Kodak – Você pressiona o botão, nós fazemos o resto.
1963 – Depois de mais de 60 anos, inicia a produção da câmera Kodak que tinha aqueles 4 flashes que iluminava tudo quando dava o clique.
1975 – Primeiros passos para a Câmera Digital.
1988 – Kodak completa 100 anos desde a sua fundação.
1989 – Foi mostrado para a Kodak a câmera digital, mas os diretores da empresa não aceitaram, porque iria canibalizar o mercado de filme fotográfico, uma vez que a Kodak detinha 95,0% do mercado mundial de papel fotográfico.
1997 – Kodak atinge o maior valor de mercado, ou seja, US$ 32,0 bilhões de dólares.
2002 – Kodak ignora o início do poder das fotos digitais.
Nove anos mais tarde, em 2011, a foto digital sendo utilizada pelo mundo inteiro e pela Internet leva a falência total da Kodak em Janeiro/2012, passa a valer apenas $ US 1,00.
1997 /2012
MORAL DA HISTÓRIA
Jamais ignorar o poder da concorrência, mesmo você sendo um gigante no seu segmento.
REFLEXÃO DA HISTÓRIA
Quando o mercado criou a câmera digital, era evidente que essa inovação ameaçava a principal fonte de receita da KODAK. Contudo, a péssima qualidade da foto digital e o alto custo para se fabricar uma câmera digital, fez com que a KODAK continuasse focada no mercado tradicional de fotos em papel.
Um grande erro é quando você é um gigante e confia somente na sua intuição pensando que a tecnologia digital do seu concorrente levaria décadas para se tornar acessível com custo e qualidade. O mercado é muito rápido e pode levar a falência mesmo sendo uma empresa de US$ 32,0 bilhões de dólares.
A Kodak era um gigante, líder de mercado e faliu, pois ignorou todos os seus concorrentes.
Pense nisto!!! Sucesso!
FONTE DA HISTÓRIA
História de Fracasso da Kodak
20 respostas em “Fracasso da KODAK”
Inspiradora a história da Kodak.
É verdade… A Kodak valia em 2011, nada mais, nada menos do que $US 32 bilhões, e no final de 2012 não valia um único centavo.
Muito interessante.
Quem não teve uma câmara Kodak na vida… 95,0% do mercado mundial de papel de fotografia vinha da Kodak.
Muito real!
Para todos nós fica a lição: busca pela melhoria contínua. Não há limites para o saber e consequente crescimento. Se o fizermos sob os VALORES CRISTÃOS, até as possíveis e prováveis quedas, que servirão para o nosso crescimento, serão mais brandas, porque o NOSSO DEUS é misericordioso para com todos.
Melhoria contínua sempre, pois é através dela que buscamos a causa fundamental, desta forma, poder ter a melhor ação corretiva e buscar o Norte para esta melhora contínua alavancando para o melhor resultado.
Excelente!
Eu gostava de foto, e quando chegou a foto digital de péssima qualidade, eu também não acreditei muito que iria tirar o mercado da foto em papel.
Lições aprendidas! Não desprezar o concorrente, mesmo sendo um gigante no mercado.
Um grande abraço!!!
Tem uma frase de Sam Walton do Grupo Wal-Mart que diz o seguinte:
“O cliente pode demitir todos de uma empresa bastando comprar no seu concorrente.”
Qualquer organização tem que ter esta frase em mente.
Poxa vida!
Eu lembro da Kodak. Na minha cidade tinha uma loja com o nome Kodak.
Lembro que no filme Máquina Mortífera de 1998 foi todo patrocinado pela Kodak.
Um forte abraço.
Em Ouro Preto na Rua Direita também tinha uma loja da Kodak…
Lembro que levávamos os filmes para serem revelados, e a câmera Kodak voltava com novo filme de 36 poses… Rsrsrsrsrs…
Excelente lição de vida, temos que nos atualizar sempre.
Sim… Sempre atualizar… Com o pensamento sistêmico de crescer e desenvolver… Todo empreendedor tem que pensar no cliente e no seu concorrente…
Atualizar sempre essa é a lição da nossa vida. E me lembro da kodak com os quatro flash
Atualizar sempre, pois o concorrente está do nosso lado e se não se atualizar vai ficar para trás…
Show de bola nobre Amigo.
Mantenha a concorrência sempre sob vigilância.
Como diz o Sam Walton do Grupo Wal-Mart: “O cliente pode demitir todos de uma empresa bastando comprar no seu concorrente”, com vigilância sempre.
Tenho sempre comigo que no mundo dos negócios, esteja sempre pelo menos um passo a frente do seu concorrente. Quem chega primeiro bebe água limpa.
Sim… Estar na frente do concorrente e ponto fundamental para a perenidade da sua organização.
Eu tinha uma Kodak de 4 flashes!!
Todos nós tivemos uma Kodak… Daqui há alguns anos estas câmeras irão valer uma boa fortuna… Rsrsrsrsrs…
20 respostas em “Fracasso da KODAK”
Inspiradora a história da Kodak.
É verdade… A Kodak valia em 2011, nada mais, nada menos do que $US 32 bilhões, e no final de 2012 não valia um único centavo.
Muito interessante.
Quem não teve uma câmara Kodak na vida… 95,0% do mercado mundial de papel de fotografia vinha da Kodak.
Muito real!
Para todos nós fica a lição: busca pela melhoria contínua. Não há limites para o saber e consequente crescimento. Se o fizermos sob os VALORES CRISTÃOS, até as possíveis e prováveis quedas, que servirão para o nosso crescimento, serão mais brandas, porque o NOSSO DEUS é misericordioso para com todos.
Melhoria contínua sempre, pois é através dela que buscamos a causa fundamental, desta forma, poder ter a melhor ação corretiva e buscar o Norte para esta melhora contínua alavancando para o melhor resultado.
Excelente!
Eu gostava de foto, e quando chegou a foto digital de péssima qualidade, eu também não acreditei muito que iria tirar o mercado da foto em papel.
Lições aprendidas! Não desprezar o concorrente, mesmo sendo um gigante no mercado.
Um grande abraço!!!
Tem uma frase de Sam Walton do Grupo Wal-Mart que diz o seguinte:
“O cliente pode demitir todos de uma empresa bastando comprar no seu concorrente.”
Qualquer organização tem que ter esta frase em mente.
Poxa vida!
Eu lembro da Kodak. Na minha cidade tinha uma loja com o nome Kodak.
Lembro que no filme Máquina Mortífera de 1998 foi todo patrocinado pela Kodak.
Um forte abraço.
Em Ouro Preto na Rua Direita também tinha uma loja da Kodak…
Lembro que levávamos os filmes para serem revelados, e a câmera Kodak voltava com novo filme de 36 poses… Rsrsrsrsrs…
Excelente lição de vida, temos que nos atualizar sempre.
Sim… Sempre atualizar… Com o pensamento sistêmico de crescer e desenvolver… Todo empreendedor tem que pensar no cliente e no seu concorrente…
Atualizar sempre essa é a lição da nossa vida. E me lembro da kodak com os quatro flash
Atualizar sempre, pois o concorrente está do nosso lado e se não se atualizar vai ficar para trás…
Show de bola nobre Amigo.
Mantenha a concorrência sempre sob vigilância.
Como diz o Sam Walton do Grupo Wal-Mart: “O cliente pode demitir todos de uma empresa bastando comprar no seu concorrente”, com vigilância sempre.
Tenho sempre comigo que no mundo dos negócios, esteja sempre pelo menos um passo a frente do seu concorrente. Quem chega primeiro bebe água limpa.
Sim… Estar na frente do concorrente e ponto fundamental para a perenidade da sua organização.
Eu tinha uma Kodak de 4 flashes!!
Todos nós tivemos uma Kodak… Daqui há alguns anos estas câmeras irão valer uma boa fortuna… Rsrsrsrsrs…