Hoje é a nossa quarta e última história desta sequência. É uma história muito ilustrativa demostrando a evolução de uma grande marca:
1929 – Tudo começou em 1929, quando a marca foi fundada na cidade de Maranello, na Itália, por Enzo Ferrari.
1963 – Aqui a história começa em 30 de outubro de 1963, sendo que, a LAMBORGHINI é inaugurada por Ferruccio Lamborghini. As instalações foram erguidas em Sant’Agata Bolognese, cidade localizada apenas 17 km de distância de Maranello, onde fica a sede da Ferrari.
HISTÓRIA
Ferruccio Lamborghini era apaixonado por carros esportivos. Filho de agricultor, que operava os tratores na sua fazenda e era muito rico, pois era também dono de uma fábrica de TRATORES LAMBORGHINI.
Na década de 60, o empresário costumava rodar a bordo de carros esportivos como Mercedes 300 SL e Ferrari 250 GT.
Segundo Ferruccio, os carros da FERRARI tinham um defeito crônico na embreagem. Ao ouvir a queixa, Enzo Ferrari teria dito a Ferruccio que ele não entendia de automóveis e, se não estivesse satisfeito, que fizesse algo melhor.
Assim, um ano após a inauguração da sua fábrica, em 1964 nasce o 1º carro da LAMBORGHINI.
Os anos vão passando e o sucesso da Lamborghini só cresceu no mercado. Veja a comparação de LAMBORGHINI x FERRARIde 10 em 10 anos.
1966 – LAMBORGHINI x FERRARI
1975 – LAMBORGHINI x FERRARI
1985 – LAMBORGHINI x FERRARI
1995 – LAMBORGHINI x FERRARI
2005 – LAMBORGHINI x FERRARI
2015 – LAMBORGHINI x FERRARI
2025 – LAMBORGHINI x FERRARI
Atualmente, a empresa LAMBORGHINI tem um valor de mercado de nada mais nada menos de US$ 45,0 Bilhões de dólares.
MORAL DA HISTÓRIA
A marca LAMBORGHINI supera a FERRARI simplesmente por causa de um comentário indevido do ENZO FERRARI, o presidente da empresa, colocando em cheque a capacidade do FERRUCCIO LAMBORGHINI.
REFLEXÃO DA HISTÓRIA
Em 1966 quando a LAMBORGHINI tinha dois (2) anos de mercado,a FERRARI galgava 37 anos no mercado de automóveis na Itália, entretanto, um carro FERRARI neste ano valia muito mais que um LAMBORGHINI em função da solidez de estar neste mercado há quase quatro (4) décadas no ano de 1966.
O tempo vai passando e por causa de um comentário indevido do presidente da FERRARI, faz com que um apaixonado por carros esportivos decide criar sua própria marca. Em 2025, 61 anos após a fundação da lendária Lamborghini, sua empresa lança um modelo que entra em concorrência direta com a Ferrari, seu principal rival. Qual o destaque? Seu automóvel custa impressionantes 94,08% a mais que o carro mais caro da Ferrari.
Toda esta história por causa de uma frase dita por Enzo Ferrari no início da década de 60:
“Você pode dirigir um trator, mas nunca vai dar conta de dirigir uma Ferrari do jeito certo.”
Na verdade, o Enzo Ferrari, tinha falado esta frase com Ferruccio Lamborghini, que criou a Marca Lamborghini.
Pens nisto!!! Sucesso!
FONTE DA HISTÓRIA
Marcas de Sucesso Italiana
6 respostas em “27/Jun/25 Sucesso da Marca LAMBORGHINI”
Aquele ditado, mexeu com a pessoa errada…..
Excelente Matéria. Ainda bem que hoje em dia , temos várias pesquisas de Satisfações, sem falar no Pós Venda. Nunca devemos menosprezar o comentários das pessoas.
O peixe morre pela boca!!!
Geralmente o cliente quando fala no sentido de crítica, está passando a sua percepção, o resultado da sua prática, o que o está levando a não se sentir bem com o produto pelo qual ele pagou para adquirir, no mínimo ele merece atenção, pois se ele estiver errado, vai aprender a operar corretamente, vai ficar satisfeito e vai fazer propaganda de graça, e parar de fazer “propaganda negativa”, se ele estiver certo, a fabricante ganhou na loteria ao descobrir uma oportunidade de melhoria sem gastar nada para isso.
Neste caso, o peixe não morreu, mas vem amargando esta experiência há décadas, até hoje o caso é lembrado e muitos mudaram de fornecedor principalmente por causa daquela deste evento de grosseria e mal atendimento. A justiça pode tardar, mas não falha…
Excelente!! Mas até na vida da gente é assim se alguém faz alguma crítica ruim daquilo que vc acha que faz com perfeição vc sempre tenta melhorar ou faz melhor só de raiva. A crítica só faz vc tentar fazer melhor do que a pessoa que criticou vc . Um forte abraço
Toda empresa tem o dever de ter um pós-compra e atendimento ao cliente de qualidade. Assim, não só a confiabilidade dos produtos é assegurada, mas também o “Nome” da companhia no mercado regional e mundial.
Respeito, atenção e compreensão são elementos chave na continuidade de bons negócios.
Muito bom o caso, Jorge. Obrigada por compartilhar
Parabéns, grande Jorge!
Precisamos ter a percepção que uma crítica as vezes se trata de alerta para ser muito bem avaliado!!!
6 respostas em “27/Jun/25 Sucesso da Marca LAMBORGHINI”
Aquele ditado, mexeu com a pessoa errada…..
Excelente Matéria. Ainda bem que hoje em dia , temos várias pesquisas de Satisfações, sem falar no Pós Venda. Nunca devemos menosprezar o comentários das pessoas.
O peixe morre pela boca!!!
Geralmente o cliente quando fala no sentido de crítica, está passando a sua percepção, o resultado da sua prática, o que o está levando a não se sentir bem com o produto pelo qual ele pagou para adquirir, no mínimo ele merece atenção, pois se ele estiver errado, vai aprender a operar corretamente, vai ficar satisfeito e vai fazer propaganda de graça, e parar de fazer “propaganda negativa”, se ele estiver certo, a fabricante ganhou na loteria ao descobrir uma oportunidade de melhoria sem gastar nada para isso.
Neste caso, o peixe não morreu, mas vem amargando esta experiência há décadas, até hoje o caso é lembrado e muitos mudaram de fornecedor principalmente por causa daquela deste evento de grosseria e mal atendimento. A justiça pode tardar, mas não falha…
Excelente!! Mas até na vida da gente é assim se alguém faz alguma crítica ruim daquilo que vc acha que faz com perfeição vc sempre tenta melhorar ou faz melhor só de raiva. A crítica só faz vc tentar fazer melhor do que a pessoa que criticou vc . Um forte abraço
Toda empresa tem o dever de ter um pós-compra e atendimento ao cliente de qualidade. Assim, não só a confiabilidade dos produtos é assegurada, mas também o “Nome” da companhia no mercado regional e mundial.
Respeito, atenção e compreensão são elementos chave na continuidade de bons negócios.
Muito bom o caso, Jorge. Obrigada por compartilhar
Parabéns, grande Jorge!
Precisamos ter a percepção que uma crítica as vezes se trata de alerta para ser muito bem avaliado!!!