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20/Jun/25 Decadência da NOKIA

RESUMO
Hoje é a nossa terceira história desta sequência:
Se você teve um celular no período de 1998 a 2009, a probabilidade é 99,99% de ter sido um aparelho NOKIA. Esta probabilidade não é de 100,00% em função do Grau de Incerteza da Matemática, mas se neste período, você teve um celular, eu garanto 99,99% que, pelo menos um foi NOKIA.
HISTÓRIA
A NOKIA foi líder de mercado mundial em vendas de aparelhos celulares no período de 1998 a 2009, entretanto, perdendo completamente o mercado após 2009, em função de cinco grandes erros que levaram a NOKIA para a decadência no mercado.
1- OS APPS MATARAM O SYMBIAN
O Sistema operacional da NOKIA era o Symbian. A NOKIA, simplesmente, não acreditava no Sistema Android.
2- QUEM TEM MEDO DO IPHONE?
A NOKIA parece não ter dado a devida importância ao iPhone quando a APPLE o lançou, em 2007. Na época, a NOKIA era líder mundial em smartphones, enquanto a participação da APPLE no mercado era 0,0%. O primeiro iPhone não tinha conexão 3G e sua câmera era de apenas 2 megapixels. O celular NOKIA N95, lançado no mesmo ano de 2007, tinha 3G e câmera de 5 megapixels.
3- REAÇÃO LENTA DEMAIS
Mesmo quando o sucesso do iPhone se tornou claro e dois anos depois, em 2009, veio o sucesso da SAMSUNG, simplesmente, a reação da NOKIA foi muito lenta.
A SAMSUNG lançou seu primeiro smartphone com Android, o i7500, em abril de 2009. Com o tempo, a própria SAMSUNG acabaria tirando, da Nokia, a liderança do mercado mundial.
4- TODOS OS OVOS NUMA CESTA DUVIDOSA
Quando a NOKIA anunciou sua aliança com a MICROSOFT, no início de 2011, o Android já demonstrava grande potencial de crescimento nos seus concorrentes.
Mesmo a NOKIA investindo US$ 40,0 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento na última década, ela teve dificuldades em transformar algumas dessas tecnologias em produtos bem-sucedidos.
5- UM PROBLEMA DE IMAGEM
Apesar de a NOKIA ter criado inovações importantes, muita gente ainda associa a marca àqueles aparelhos simples.
A SAMSUNG, ao contrário, soube construir uma imagem de empresa inovadora. Ela patrocinou as Olimpíadas de Londres e outros eventos. E, acima de tudo, criou uma linha de aparelhos avançados, os Galaxy S, que servem de vitrine para suas tecnologias.
Os celulares NOKIA criou-se um paradigma igual Televisores CCE, ninguém compra.
A maioria da população mundial só queria comprar Celular SAMSUNG.
MORAL DA HISTÓRIA
Quando se cria um paradigma em cima de uma grande marca, dificilmente o consumidor volta a comprar algum produto novamente.
REFLEXÃO DA HISTÓRIA
Um paradigma depois de estabelecido em nossa mente, dificilmente é quebrado.
Por exemplo, confesso que, depois do meu último celular NOKIA 3220, eu passei a utilizar somente os aparelhos SAMSUNG, ou seja, 2009 a 2025.
Os paradigmas criados, psicologicamente em uma geração, fazem com que todos possam mudar a marca de seus produtos comprados. Cuidado com os paradigmas
Pense nisto!!! Sucesso!
FONTE DA HISTÓRIA
Várias Pesquisas na Internet

7 respostas em “20/Jun/25 Decadência da NOKIA”

Excelente Matéria. Realmente quem Não acompanha as Mudanças Tecnológicas, é Não tem Empatia e Resiliência, com certeza ficará esquecido no concorrido Mercado. Ou seja, vira Museu.

Jorge, já tive o celular da Nokia 1030 era o top do momento.
Mas,foi o último lançamento da Nokia… Ele usava sistema Windows que não funcionava.
Hoje o meu é SAMSUNG.

Show de bola e também de informações. Quando a concorrência estiver no seu calcanhar, é a hora de reagir.

Verdade!!!👏 Eu tinha um Nokia… 🤣🤣 E hoje sempre que vou trocar de aparelho, só procuro a Samsung.

Quem nunca teve um Nokia que atira a primeira pedra.
Uma empresa que já teve 90% do mercado mundial não ter acreditado no sistema Android.

Maravilha de capítulo e gostaria de puxar um pouco para o fator “paradigma”, ele existe em todos os aspectos da nossa vida e para facilitar um pouco, recorri à IA e trouxe o recorte abaixo:
“Paradigmas são estruturas de pensamento profundamente enraizadas, que funcionam como lentes através das quais vemos a realidade. Eles são moldados por nossas experiências, crenças, cultura e valores, e podem ser tanto limitantes quanto capacitadores.
Paradigmas podem tanto impulsionar o sucesso quanto levar ao fracasso, dependendo de sua natureza e da capacidade de adaptação do indivíduo ou organização.”
Obrigado por artigo tão interessante e motivador para novas pesquisas e melhorias.
Abraços

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