Hoje é a nossa segunda história desta sequência com o Tema: FRACASSO DA KODAK:
Você sabia que, por mais de um século, a Kodak praticamente dominou o mercado da fotografia. Era uma empresa gigante e com presença mundial. A empresa faliu em um momento em que seu mercado só crescia.
Atualmente tiramos mais fotos em 24 horas do que em todo o século passado inteiro – 1901 a 2000, e a Kodak não acreditava nisto.
1920
1950
1970
1980
2020
HISTÓRIA
A Kodak revolucionou uma indústria inteira entre três séculos, ou seja, 1888 a 2012, entretanto, teve um final que não foi muito feliz…
1888 – A empresa KODAK foi fundada.
1900 – Lançamento da 1ª Câmera Fotográfica Doméstica, pois os demais modelos eram muito caro. No ano seguinte, 1901 ao custo de US$ 1,00 foram vendidas no USA mais de 100 mil câmeras domésticas do modelo Brownie.
1907 – KODAK tinha 5.000 empregados espalhados pelo mundo todo. O Slogan da empresa era: A Câmera Kodak – Você pressiona o botão, nós fazemos o resto.
1963 – Inicia a produção da Câmera Kodak Instamatic que tinha aqueles 4 flashes que iluminava tudo quando dava o clique. Neste ano de 1963 foram vendidas 50 milhões de câmera representando quase 2,0% da população mundial da década 1960.
1975 – Primeiros passos para a Câmera Digital.
1981 – As vendas da Kodak chegam a US$ 10,0 bilhões.
1984 – Depois de quase 100 anos os clientes trocaram a Kodak pela Fuji porque o filme colorido japonês era 20% mais barato que o da Kodak.
1988 – Kodak completa 100 anos desde a sua fundação.
1989 – Foi mostrado para a Kodak a câmera digital, mas os diretores da empresa não aceitaram, porque iria canibalizar o mercado de filme fotográfico, uma vez que a Kodak detinha 95,0% do mercado mundial de papel fotográfico.
1997 – Kodak atinge o maior valor de mercado, ou seja, US$ 32,0 bilhões de dólares.
2002 – Kodak ignora o início do poder das fotos digitais.
Nove anos mais tarde, em 2011, a foto digital sendo utilizada pelo mundo inteiro e pela Internet leva a falência total da Kodak em Janeiro/2012.
MORAL DA HISTÓRIA
Jamais ignorar o poder da concorrência, mesmo você sendo um gigante mundial no seu segmento.
REFLEXÃO DA HISTÓRIA
Quando o mercado criou a câmera digital, era evidente que essa inovação ameaçava a principal fonte de receita da KODAK. Contudo, a péssima qualidade da foto digital e o alto custo para se fabricar uma câmera digital, fez com que a KODAK continuasse focada no mercado tradicional de fotos em papel.
Um grande erro é quando você é um gigante mundial e confia somente na sua intuição, pensando que a tecnologia digital do seu concorrente levaria décadas para se tornar acessível com custo e qualidade. O mercado é muito rápido e pode levar a falência mesmo sendo uma empresa de US$ 32,0 bilhões de dólares.
A Kodak era um gigante, líder mundial no seu mercado e faliu após valer US$ 32,0 bilhões, pois ignorou todos os seus concorrentes.
Pense nisto!!! Sucesso!
FONTE DA HISTÓRIA
História de Fracasso da Kodak
8 respostas em “13/Jun/25 Fracasso da KODAK”
Excelente Matéria, mostrando a importância e poder da concorrência, em todos os setores.
Nos dias atuais, as coisas mudam rapidamente, onde devemos acompanhar com resiliência e sabedoria, ou seja, Um Olho no Gato e outro no Rato. Abraços a todos.
Excelente matéria e mostra como o ser humano está sempre em busca de opções e de oportunidades de melhorias para aliar baixo custo mantendo a qualidade e a praticidade. Isso se dá em todos os campos, em todas as direções.
Obrigado para mais esta sabedoria que abre um grande leque para reflexões.
Show de bola nobre Amigo!
O case Kodak é um grande aprendizado.
Parabéns!
Como sempre meu amigo, esse momento de sabedoria trazendo ótima reflexão e aprendizado. 👏👏👏👏
Um grande abraço e um ótimo final de semana.
Excelente caso; nos instiga a refletirmos a respeito de sempre inovarmos, seguirmos a tendência do mercado, atualizar os conhecimentos e relações.
Não devemos nem podemos parar no tempo. Para fazer acontecer, precisamos estar “em dia” com o restante do mundo.
Abraços
Parabéns, grande Jorge!
Esse caso da Kodak, entre outros casso de falência acontecem por total falta de visão da diretoria em renegar uma oportunidade, seja qual for!
Precisamos investir sempre e acompanhar bem de perto as novas tecnologias que surgem a cada instante e não param nunca.
Um ótimo feriado e final de semana.
Forte abraço.
Excelente!! Precisamos estar atentos e alerta nas novas tecnologias e arriscar sempre mas com segurança. Quem não acompanha vai ficar pra trás. Antes a gente não comprava uma máquina fotográfica a gente comprava uma Kodak. Um forte abraço.
Não pode ser coincidência, pois a época da transição digital, as principais concorrentes da Kodak americana, eram a Fujifilm, Canon, Sony e Nikon, empresas japonesas.
Após Segunda Guerra o Japão precisava crescer e um dos fatores que contribuiu para isso foi o investimento em tecnologia e a implementação do sistema de produção TOYOTISMO, o qual envolvia toda cadeia de produção e tinha como princípio a filosofia KAIZEN, melhoria contínua. Por algum tempo, o Japão quase ultrapassa os EUA como potência econômica.
A concorrência é um fator importante e faz bem para todos, para empresas e para consumidores.
Forte abraço ao Mestre Jorge Bernardes!
8 respostas em “13/Jun/25 Fracasso da KODAK”
Excelente Matéria, mostrando a importância e poder da concorrência, em todos os setores.
Nos dias atuais, as coisas mudam rapidamente, onde devemos acompanhar com resiliência e sabedoria, ou seja, Um Olho no Gato e outro no Rato. Abraços a todos.
Excelente matéria e mostra como o ser humano está sempre em busca de opções e de oportunidades de melhorias para aliar baixo custo mantendo a qualidade e a praticidade. Isso se dá em todos os campos, em todas as direções.
Obrigado para mais esta sabedoria que abre um grande leque para reflexões.
Show de bola nobre Amigo!
O case Kodak é um grande aprendizado.
Parabéns!
Como sempre meu amigo, esse momento de sabedoria trazendo ótima reflexão e aprendizado. 👏👏👏👏
Um grande abraço e um ótimo final de semana.
Excelente caso; nos instiga a refletirmos a respeito de sempre inovarmos, seguirmos a tendência do mercado, atualizar os conhecimentos e relações.
Não devemos nem podemos parar no tempo. Para fazer acontecer, precisamos estar “em dia” com o restante do mundo.
Abraços
Parabéns, grande Jorge!
Esse caso da Kodak, entre outros casso de falência acontecem por total falta de visão da diretoria em renegar uma oportunidade, seja qual for!
Precisamos investir sempre e acompanhar bem de perto as novas tecnologias que surgem a cada instante e não param nunca.
Um ótimo feriado e final de semana.
Forte abraço.
Excelente!! Precisamos estar atentos e alerta nas novas tecnologias e arriscar sempre mas com segurança. Quem não acompanha vai ficar pra trás. Antes a gente não comprava uma máquina fotográfica a gente comprava uma Kodak. Um forte abraço.
Não pode ser coincidência, pois a época da transição digital, as principais concorrentes da Kodak americana, eram a Fujifilm, Canon, Sony e Nikon, empresas japonesas.
Após Segunda Guerra o Japão precisava crescer e um dos fatores que contribuiu para isso foi o investimento em tecnologia e a implementação do sistema de produção TOYOTISMO, o qual envolvia toda cadeia de produção e tinha como princípio a filosofia KAIZEN, melhoria contínua. Por algum tempo, o Japão quase ultrapassa os EUA como potência econômica.
A concorrência é um fator importante e faz bem para todos, para empresas e para consumidores.
Forte abraço ao Mestre Jorge Bernardes!